Casarão 1920
No ano de 1883, em face de dificuldades que assolavam a Europa, parte da família Mena Kaho emigrou da Itália para o Brasil, constituída do patriarca Felice Fortunato Roman, junto com a esposa Catterina e os filhos Santo Francesco, Margherita, Ângela e Santa, tendo nascido no Brasil o 5º filho, também Felice, estabelecendo-se na Linha Eulália, onde os descendentes do primogênito Santo Francesco Roman permanecem até hoje.
A casa original que abrigou a família, construída com pedras irregulares por volta do ano de 1885, e, também a cantina original, construída por volta de 1920, foram restauradas pelos seus descendentes a partir da linha da filha primogênita Lúcia Catarina Roman Cogorni, e, posteriormente tombadas pelo patrimônio histórico da colonização italiana na Serra Gaúcha.
A arquitetura e materiais empregados na construção do Casarão são semelhantes aos usados no muramento que circunda o Castelo de Maróstica, construído por Cansignorio Scaligero no ano de 1372.
Primeira cantina da Família Roman, é neste espaço que a Mena Kaho começou a escrever sua história no Brasil, nele as primeiras garrafas foram cuidadosamente produzidas para o consumo da família, ainda na década de 1920.
Hoje o Casarão está aberto à visitação e recebe eventos diversos, como confrarias, almoços e jantares harmonizados e demais celebrações, inclusive eventos corporativos.
Venha conhecer a fascinante e envolvente história do Casarão 1920 Mena Kaho! Um brinde!